quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Climatologia

É um dos ramos da geografia física que estuda o clima e o tempo. A climatologia é uma ciência muito importante, pois diversas atividades humanas (agricultura, economia, comércio, etc) dependem de dados do clima para tomar atitudes. Um fazendeiro, por exemplo, necessidade de informações do clima para saber quando, quanto e como poderá plantar e colher determinado gênero agrícola.Com o uso da tecnologia moderna, principalmente dos satélites, a climatologia atual vem oferecendo dados e informações cada vez mais precisas sobre chuvas, secas, temporais, furacões, geadas, etc. As informações de médio e longo prazo, que antes eram inexatas, agora são geradas com alto grau de acerto pela climatologia.Com as mudanças climáticas que temos verificado nas últimas décadas, principalmente o aquecimento global, a climatologia tornou-se ainda mais importante. Esta ciência oferece dados capazes de sinalizar para o aumento ou diminuição das temperaturas em nosso planeta.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novo jornal da Bahia, Massa!

Uma segunda linha do jornal A tarde o jornal Massa que chega para oferecer notícias e informação de entretenimento e serviço às classes C e D,o novo produto, que é o primeiro jornal popular da Bahia, aposta na linguagem coloquial, mas nem por isso menos informativa.O Massa mostrará mais da rotina nos bairros populares de Salvador, refletindo a sua diversidade cultural.Além disso, estará atento às ações de incentivo ao exercício da cidadania.

Agora na minha opinião o jornal A Tarde lançou esse novo jornal no intuito de competir com o jornal Correio da Bahia. Pois quando o jornal Correio colocou o preço de 50,00 centavos a popularidade cresceu fazendo com que o A Tarde ficasse para trás , mas o atarde respondeu e lançou O Massa pelo mesmo preço para competir.

A primeira Presidente do Brasil

Após quatro meses de uma campanha em que temas morais e religiosos ofuscaram propostas concretas sobre temas importantes à nação, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. A candidata petista derrotou o tucano José Serra em um segundo turno em que a abstenção superou os 20 milhões de eleitores.Na comparação com o primeiro turno, Serra conseguiu reverter o resultado favorável à petista no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. No início do mês, Dilma venceu em 18 Estados, Serra levou em oito, e Marina Silva foi a mais votada no Distrito Federal. Dilma confirmou a força do PT no Nordeste, vencendo em todos os Estados da região, em alguns deles com votação superior a 70% dos votos válidos como Maranhão e Pernambuco. A presidente eleita também teve uma vitória importante em Minas Gerais, reduto do PSDB que elegeu o tucano Antônio Anastasia em primeiro turno.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

1° Fase do Modernismo no Brasil


A Semana de arte moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro. A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. O Grupo dos Cinco, integrado pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, entre muitos outros.Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda européia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros.
Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira .Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das idéias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pontuação

!  Ponto de Exclamação- Serve para indicar admiração ou expanto Ex.: Isso é bom!

?  Ponto de Interrogação- É usado para fazer perguntas  Ex.: Para onde o senhor vai ?

( ) Parenteses - Serve para separar palavras ou espressões na frase ou paragrafo  Ex.: Meu primo é muito grande (alto)

;   Ponto-e-vírgula - separar um periodo que já se encontra dividido por vírgulas  Ex.: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

:  Dois pontos -  É usado quando: se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala ou uma enumeração de algo Ex.: Fui á feira comprar : mamão, laranja , pera e maracuja.

"  "  Aspas - São usados num citação ou para distacar uma palavra estrangeira, girias entre outras  Ex.: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.


...  Reticências - São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar idéia de continuidade ao que se estava falando  Ex.: (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa

.  Ponto final - É usado ao final de frases para indicar uma pausa total  Ex.: Não quero dizer nada.

,  Virgula - separar termos que possuem mesma função sintática na oração  Ex.: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu.

Modernismo em Porutgal

 No início do Séc. XX, havia um sentimento  geral de que não era mais possível renovar a arte tradicional. As escolas literárias repetiam suas fórmulas. A superficialidade convivia com a crença de que a evolução tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo.No entanto, um movimento  forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.Modernismo, não foi apenas produto de uma evolução estética: ele decorreu de todo um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, música arquitetura, cinema, etc. A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das águas.

O modernismo na literatura foi praticado por duas gerações de inteletuais ligados a duas publicações literárias: um primeiro modernismo surgido em 1915, em torno da revista Orpheu; um segundo modernismo organizado em 1927, em torno da revista Presença.

Ainda antes destas, surgiram em Portugal revistas que propunham diferentes soluções estéticas e políticas para recuperar o atraso português a este nível, como a Nação Portuguesa, de feição conservadora, e a Seara Nova, de tendências mais progressistas e democráticas. Nesta revista colaboraram investigadores como o historiador Jaime Cortesão, António Sérgio e os escritores Aquilino Ribeiro e Raul Brandão.


1ª geração - o Orfismo : Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e outros;

2ª geração - o Presencismo: José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e outros;

3ª geração - o Neo-Realismo: Alves Redol, Ferreira de Castro, Jorge de Sena e outros.

Cosmologia

Os pré-socráticos buscavam, além de falar sobre a origem das coisas, mostrar que a physis (naturezas) passava por constantes mudanças e que essas eram provocadas por alguma coisa que tentavam conhecer. Por causa das viagens marítimas, da invenção do calendário, da invenção da moeda, do surgimento das polis, da invenção da escrita e da política os gregos passaram a perceber que nada ocorria por acaso e que não existia a interferência de deuses relatados no período mitológico.

A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. Suas principais características são: a substituição da explicação da origem e transformação da natureza através de mitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações, defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cultura Romana

Os balneários romanos espalharam-se pelas grandes cidades. Eram locais onde os senadores e membros da aristocracia romana iam para discutirem política e ampliar seus relacionamentos pessoais.A língua romana era o latim, que depois de um tempo espalhou-se pelos quatro cantos do império, dando origem, na Idade Média, ao português, francês, italiano, romeno e espanhol (línguas neolatinas).A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Entre os principais mitos romanos, podemos destacar o mito da Fundação de Roma, com Rômulo e Remo e o Rapto das Sabinas.

Religião

Desde os tempos da fundação de Roma, havia a crença em muitos deuses. Ao longo dos séculos, os romanos assimilaram numerosas influências religiosas. No princípio, as divindades eram cultuadas nos lares e, com a consolidação do Estado, os deuses passaram a ser cultuados publicamente, com sacerdotes presidindo as cerimônias. Conquistada a Magna Grécia, os deuses romanos se confundiram com os gregos, aos quais foram atribuídos nomes latinos.A expansão territorial e o advento do Império levaram à incorporação de cultos orientais, além daqueles de origem helenística. Os romanos cultuavam, por exemplo, o deus persa Mitra, o que incluía a crença em um redentor que praticava o batismo e a comunhão pelo pão e pelo vinho.

Arte

A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos adotaram muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. Ao longo de sua história, a arte romana sofreu três grandes influências: a etrusca (na técnica), a grega (na decoração) e a oriental (na monumentalidade). É comum se dizer que Roma conquistara a Grécia militarmente, fora por ela conquistada culturalmente. No começo do período imperial, destacavam-se os romanos que dominavam a língua grega, vestiam-se como os gregos e conheciam as notícias sobre Atenas e Corinto. Em Roma, as casas da elite eram decoradas com estátuas e vasos gregos, originais ou réplicas. Roma tornara-se "a maior cidade grega do mundo".A arte romana desenvolveu-se principalmente a partir do século II a.C. Para os romanos, a arquitetura era uma arte prática por excelência. Construíram obras importantes, como pontes, viadutos, aquedutos, arcos e colunas triunfais, estradas, termas, teatros, anfiteatros e circos. Destacavam-se as técnicas do arco pleno ou de meia circunferência, que permitiam a construção de abóbadas e cúpulas, e da coluneta ou conjunto de colunas.

Roma Antiga

Roma Antiga é o nome dado à civilização que se desenvolveu na península Itálica durante o século VIII a.C. a partir da cidade de Roma. Durante os seus doze séculos de existência, a civilização romana transitou da monarquia para uma república oligárquica até se tornar num vasto império que dominou a Europa Ocidental e ao redor de todo o mar Mediterrâneo através da conquista e assimilação cultural. No entanto, um rol de factores sócio-políticos causou o seu declínio, e o império foi dividido em dois. A metade ocidental, onde estavam incluídas a Hispânia, a Gália e a Itália, entrou em colapso definitivo no século V e deu origem a vários reinos independentes; a metade oriental, governada a partir de Constantinopla passou a ser referida, pelos historiadores modernos, como Império Bizantino a partir de 476 d.C., data tradicional da queda de Roma e aproveitada pela historiografia para demarcar o início da Idade Média.

A civilização romana é tipicamente inserida na chamada Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito lhe inspirou a cultura. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

Tsunami- Feira de Ciências

Um tsunami tambem conhecida como maremoto é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia  envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes podem ocorrer de forma elevada, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos.

Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes  ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses moviemtnos podem formar-se em limites construtivo ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque os limites construtivos ou conservadores em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Terremotos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.

Animais Invertebrados

O termo invertebrados corresponde aos filos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nemertea, Gnathostomulida, Rotifera, Annelida, Pogonophora, Sipuncula, Echiura, Priapulida,entre outros e a três subfilos do filo dos Cordados: Urucordados, Cefalocordados e Hyperotreti, que engloba as mixinas ou peixes-bruxa. O termo invertebrados  não é totalmente correto cientificamente, mas significa todos aqueles seres que não pertencem ao subfilo dos Vertebrados, ou seja, são seres dotados de notocorda, tubo neural com posição dorsal em relação ao tubo digestivo, e fossetas branquiais ao nível da faringe. Os invertebrados podem ser aquáticos ou terrestre,são muito diversificados quando a forma e ao tamanho e aos hábitos alimentares. Entretanto todos eles tem caracteristicas comuns que justificam a sua inclusão no reino animal:São pluricelulares possuem tecidos especializados e vivem como organismo heterotróficos.São animais que não tem coluna vertebral eles foramagrupados em diversas filos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Terremotos- Feira de Ciências

Terremotos-é um fenômeno de vibração  brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

No Brasil-No Brasil  registram-se poucos abalos sísmicos. Em média ocorrem a cada ano um sismo de magnitude 1 a 3 na escala de magnitude de momento  e a cada cinco anos podem ocorrer abalos de magnitude 4 ou mais. Os locais onde mais acontecem tremores são a Região Nordeste, seguido do estado do Acre. No entanto, outras regiões do Brasil também são suscetíveis aos tremores de terra.O local onde frequentemente são registrados tremores é na cidade de Bebedouro  em São Paulo, ocorrendo tremores de magnitude 2 a 3 quase todos os anos Esses tremores tem suas origens nas fracturas do basalto da Formação Serra Geral e provavelmente são induzidos por poços de extração de água subterrânea na região

Podem ser classificados de três formas: superficiais, intermédios e profundos.
 Superficiais – ocorrem entre a superfície e os 70 km de profundidade (85%)
 Intermédios – ocorrem entre os 70 e os 350 km de profundidade (12%)
  Profundos – ocorrem entre os 350 e os 670 km de profundidade (3% dos sismos)
  Em profundidades superiores a 700 km são muito raros

Na crosta continental, a maior parte dos terremotos ocorrem entre os 2 e os 20 km, sendo muito raros abaixo dos 20 km, uma vez que a temperatura e pressão são elevadas, fazendo com que a matéria seja dúctil e tenha mais elasticidade. Como a crosta oceânica é fria, nas zonas de subducção os sismos podem ser mais profundos

Desastre Ambientais- Feira de Ciências

É uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um terremoto, um desabamento, um furacão, ou algum dos outros fenômenos naturais ) faz danos extensivos à propriedade, faz um grande número vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenômenos naturais não resultam em desastres naturais.

Isomeria Espacial

Os isômeros espaciais podem ser divididos em Geometrica e optica

Isomeria geométrica- os isômeros são compostos que possuem a distribuição espacial diferente.Em composto com duplas ligações ocorre quando há dupla ligaçãoentre 2 atomos de carbono, unindo-se cada um desses carbonos ligantes diferentes.

Isomeria optica- É um caso de isomeria onde os componentes apresentam a mesma formula estrutural,diferindo apenas no comportamento frente a luz frente a luz polarizada. A luz polarizada é aquela que apresenta a penas um plano de vibração

Filosofia Politica

Politica-Termo que desde a antiguidade serve para desiginar o campo da atividade humana que se refere a cidade

Poder-É a posse dos meios que levam a produção dos efeitos desejados

Partidos politicos- Istituição que podem atuar como ponte entre anseios da sociedade civil e o campo de decisão politica do estado

Regime politico- Modo caracteristico pelo qual o estado se relaciona com a sociedade civil
Ex.:Democracia e a Ditadura

Termologia

É a parte da física que estuda o calor.

Temperatura- é a grandeza física que nos possibilita entender as sensações de quente e frio. Temperatura está associada ao estado de agitação das moléculas de um corpo.A temperatura pode ser entendida como sendo um valor numérico que expressa o estado de agitação térmica de um corpo ou substância. Logo, quanto maior a energia cinética das partículas de um corpo, maior será sua temperatura.

Energia Térmica- A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico que a expressa.

Energia solar-A energia solar, muitas vezes chamada de energia luminosa já que é assim que enxergamos, é uma forma de energia radiante, ou seja, a energia solar pode ser transmitida no vácuo por ondas eletromagnéticas. A energia solar é transmitida, então, por radiação com vários comprimentos de onda diferentes.

Ética

Etica é o ramo da filosofia  que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.Etica tambem é respeitar as culturas dos diversos grupo que tambem usamos em todos as parte tanto no trabalho como na escola ,até mesmo na ciências e na educação.
Como doutrina filosófica, a ética é essencialmente especulativa a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje na Europa, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e indicar caminhos. Nesse sentido, a ética colaboram para formar subjetividades ou seja o modo como cada pessoa se constroi.

Etica Objetiva- Acredita na existencia de um conjunto de valores objetivamente validos para todos os homens
Ex.:Cristianismo

Relativismo etico- Não há uma base objetiva e universal sobre a qual possa se arguer um único sistema moral objetivamente valido para todos os homens

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Zoologia

Zoologia: estudos dos animais

Divisão: o reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Mullusca, Annelida, Antropoda, e Equinodermos

Reino Porifera: Estes organismos  têm uma organização simples, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento  nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal, também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos  internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados,  pois cada célula  alimenta-se por se própria.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Isomeria plana

isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, a forma como os mesmos átomos arranjam-se no espaço tri-dimensional é diferente em cada caso.

Isomeria  de cadeia ou de Núcleo
Os isômeros pertecem à mesma função quimica, mas diferem na cadeia organica
Ex.: CH2 = CH - CH3    C3H6    ou   H3C - CH2 - CH2 - CH3      C4H10

Isomeria de Posição 
Os Isomeros tem a mesma função quimica, apresentam a mesma cadeia carbonica, diferindo apenas na posição dos radicais ou das insaturações
Ex.:          OH
                   |
      CH3 - CH2 - CH2,       C3H8O
 
Isomeria de Compensação 
Os Isomeros diferem na posição relativa de um hetetomo na cadeia heterogênea
Ex.:CH3 - CH2 - NH - CH2 - CH3,  C4H11N

Parnasianismo

O parnasianismo é uma escola literária ou um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. Um estilo de época que se desenvolveu na poesia a partir de 1850, na França.
Nega o Romantismo, atraves da poesia."Arte pela Arte"

No Brasil, o parnasianismo dominou a poesia até a chegada do Modernismo brasileiro. A importância deste movimento no país deve-se não só ao elevado número de poetas, mas também à extensão de sua influência, uma vez que seus princípios estéticos dominaram por muito tempo a vida literária do país, praticamente até o advento do Modernismo em 1922.

Na década de 1870, a poesia romântica deu mostras de cansaço, e mesmo em Castro Alves é possível apontar elementos precursores de uma poesia realista. Assim, entre 1870 e 1880 assistiu-se no Brasil à liquidação do Romantismo, submetido a uma crítica severa por parte das gerações emergentes, insatisfeitas com sua estética e em busca de novas formas de arte, inspiradas nos ideais positivistas e realistas do momento

Simboliso

O Simbolismo é uma tendência literária, da poesia e outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época

Principais características


Subjetivismo

Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu", buscam o inconsciente, o sonho.

Musicalidade

A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música acima de tudo...") Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.

Transcendentalismo

Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco