quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fisica -Movimento uniformemente variado

O Movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.

Equações do Movimento Uniformemente Variado

A função horária do Movimento Uniformemente Variado é:

s=s_0 + v_0t + \frac{at^2}{2}

onde s é a posição (distância) atual do corpo ( o s vem do inglês space, mas também é utilizada o d, por indicar distância), s0 é a posição da qual ele começou o movimento, v0 é a velocidade inicial do corpo, a é a aceleração e t é o tempo decorrido desde o início do movimento.

A equação da velocidade em função do tempo é:

\,\!v=v_0 + at

onde v é a velocidade atual, v0 é a velocidade inicial, a é a aceleração e t é o tempo decorrido desde o início do movimento.

Equação de Torricelli no MUV


É possível utilizar a equação torricelli no MUV:

 v^2 = v_0^2 + 2 a \Delta s \,
onde v é a velocidade atual, v0 é a velocidade inicial, a é a aceleração e Δs é a variação de posição durante o movimento.Sabendo-se que as variações são iguais a zero

Velocidade média


A velocidade média no MUV é dada pela média aritmética entre a velocidade inicial e final:

 \overline{v} = \frac{\Delta d}{\Delta t} =  \frac{v_0+v_f}{2}= v_0 + \frac{at}{2} \,

Gráficos do MUV

No movimento uniformemente variado podemos perceber três funções distintas:

* Aceleração em função do tempo - Como a aceleração nesse movimento é constante e diferente de zero, então apresenta-se uma função constante. Logo o gráfico apresenta-se como uma linha reta paralela ao eixo das abscissas.


* Velocidade em função do tempo - A função da velocidade em função do tempo é uma função de primeiro grau. Logo apresenta-se como uma linha reta que concorre com o eixo das abscissas.
* Deslocamento em função do tempo - O deslocamento em função do PAI é uma função de quinto grau. Logo ela se apresenta como uma parábola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário